Edit Template

Para bom algoritmo, meia palavra basta

Ando há largos dias para me sentar a escrever sobre algoritmo. Marquei na agenda como “o primeiro artigo do blog” e não queria mesmo vacilar, mas quis a vida que fosse empurrando as palavras com a barriga e eis que acontece o inesperado: saem boas novas sobre o dito cujo

Recentemente, foi anunciada uma nova funcionalidade no Instagram que passa pela possibilidade de fazer reset ao algoritmo. Ainda está em fase de testes, mas diz quem experimentou que deu total resultado, “voltei a ver páginas que tinham desaparecido do meu feed há muito”.

Claro que não posso avançar pelo tema sem antes explorar o que é o algoritmo e para que serve.

Também não há muito tempo que lancei no meu feed um post intitulado “como alimentar o teu dragão”, onde explico como deves proceder na tua conta para que o teu algoritmo trabalhe bem a teu favor. E porquê? Porque na hora em que o teu algoritmo está bem afinado, meia palavra basta para conseguires alcançar os teus objetivos. O algoritmo ajuda a conectar marcas ao público certo, compreende quais mensagens ou conteúdos funcionam melhor no teu nicho e torna as experiências online mais relevantes para cada utilizador.

Então, vamos por partes:

O que é o algoritmo? Vem descrito na literatura como um conjunto de regras ou instruções que um sistema segue para resolver problemas ou tomar decisões. No contexto do Instagram é utilizado para organizar, filtrar e priorizar informações com base em dados e comportamentos dos utilizadores. Ou seja, tudo o que fazes na plataforma, os vídeos que assistes, os usuários que segues, os conteúdos que pesquisas, as pessoas com quem interages, mesmo que por mensagem privada, entre outros, conflui para alimentar o teu “dragão” (algoritmo). O que é ótimo, porque a ideia é a plataforma conhecer-te tão bem que te dê precisamente o que mais gostas e, assim, te faça despender mais tempo online.

Mas como nada na vida são só rosas, chega a um ponto em que parece que estás sempre a ver mais do mesmo. Daí a expressão “o algoritmo está viciado”. 

Neste sentido, e para melhorar a experiência do usuário, a meta está a desenvolver o dito reset do algoritmo. Se quiseres experimentar, apenas tens que ir a “definições e atividade”, procurar por “conteúdos sugeridos” e nesse mesmo separador “repor conteúdos sugeridos”. No entanto, esta funcionalidade ainda não está ao alcance de todos os usuários.

Posto isto, coisas que deves saber sobre o reset do algoritmo:

  1. É irreversível, mas não altera quem segues nem os teus tópicos de publicidade;
  2. Vais ver sugestões sobre tópicos que podem ser diferentes daquilo que vês habitualmente;
  3. Não é “eterno”, se voltares a consumir o conteúdo que consumias antes porque é, realmente, a tua preferência, o algoritmo irá, aos poucos, voltar ao que era.

Para o comum mortal, fazer o reset ao algoritmo pode ser algo refreshing, mas se tens um negócio e pretendes fazê-lo por questões estratégicas, convém planeares muito bem os passos seguintes para que, realmente, surta o efeito desejado.

Tal como no mundo fit, se não mudares o teu padrão, as tuas rotinas, a tua dieta, não é um detox que te vai salvar!

Partilha este artigo...

Edit Template
Edit Template